PÚBLICO ALVO E NICHOS DE MERCADO

 Introdução

Todo mercado possui um público, por exemplo, o mercado de automóveis possui um público constituído por pessoas que gostam de automóveis e que acham o automóvel um importante meio de transporte.

Se pararmos para pensar, no início da fabricação em série por Henry Ford, os automóveis eram destinados apenas para pessoas de classe alta, no entanto atualmente, com a mudança do poder aquisitivo, a facilidade de financiamento e variedade dos níveis de preços dos carros, muitas pessoas de várias classes sociais, tornaram-se público e potenciais compradores de automóveis.

Com o crescimento no mercado de automóveis, iniciou-se a segmentação deles, criando-se mercados menores, capazes de atender pequenos grupos de pessoas com interesses semelhantes ou comuns, gerando algo que chamamos de Nichos de Mercado.

Podemos perceber esta segmentação observando a atuação de determinadas empresas de automóveis como a Ferrari, a Rolls-Royce, a McLaren, a Lamborghini, a Bugatti, dentre outras, que possui um público alvo de alto poder aquisitivo, em contrapartida, podemos observar empresas como a Chevrolet, a Fiat, a Ford, a Volkswagen e mais recentemente a Chery que, aqui no Brasil, atuam fortemente no nicho de mercado de carros populares, para consumidores de menor poder aquisitivo.

Bugatti Veyron Super Sport – Carro mais caro do mundo em 2011 – 2,6 milhões de dólares (aproximadamente R$ 4,5 milhões ou R$ 4.500.000,00)

Público alvo

Fonte: https://exame.com/negocios/mustang-camaro-e-911-esportivos-ja-estao-mais-caros-com-a-alta-do-dolar/

Chery QQ – Carro mais barato do Brasil em 2011 – R$ 23.283,00

Público alvo

Fonte: https://quatrorodas.abril.com.br/testes/renault-kwid-chery-qq-e-fiat-mobi-comparamos-os-mais-baratos-do-brasil

Uma empresa que atue em um determinado nicho de mercado, possivelmente agradará seu público alvo mais do que uma que atue em um amplo mercado.

Definição de Nicho de Mercado

Público alvo

Um Nicho de Mercado corresponde a um segmento de mercado constituído por um reduzido número de consumidores com características e necessidades homogêneas e facilmente identificáveis. Devido a sua pequena dimensão, os nichos de mercado são geralmente desprezados pelas grandes empresas, constituindo, por isso, excelentes oportunidades para as pequenas empresas que aqui podem escapar ao domínio das grandes empresas e conseguir uma posição de liderança através de uma oferta muito específica e adaptada às características e necessidades dos consumidores que constituem o nicho.

Fonte: http://www.knoow.net/cienceconempr/gestao/nichomercado.htm

Como eu disse lá no início, praticamente todos nós somos parte de um público que pode ou não ser alvo de determinada empresa. Veja a seguir alguns exemplos:

Exemplos de negócios e público alvo para facilitar o entendimento

Provavelmente um supermercado voltado para as classes C e D tenha a necessidade de possuir um guarda-volumes para os clientes que provavelmente chegarão até ele a pé, de bicicleta ou de ônibus, porém, para um supermercado com amplo estacionamento, voltado para clientes de alto poder aquisitivo, qual a necessidade de um guarda-volumes?

Para uma padaria, seria perfeitamente aceitável servir um cafezinho acompanhado de uma colher, açúcar e adoçante. Em se tratando de uma cafeteria mais requintada, espera-se uma louça bonita, acompanhada de um biscoitinho e uma água com gás.

Vamos considerar que você esteja querendo atuar no ramo de próteses dentárias, ok? Nesse ramo de atividade, certamente seu público alvo não serão jovens e nem adolescentes, porém, pessoas de maior idade. No entanto, se algum jovem necessitar adquirir uma prótese dentária devido algum problema particular, você não dirá a ele, “não venderei a você, pois você não é meu público alvo”, se ele necessitar de uma prótese e tiver o dinheiro para comprá-la, você deverá vender a ele, pois ele também é um público, porém, não o alvo.

Fatores de escolha do público alvo

Tudo isso que já leu, serve para você entender que, independente do ramo de atividade que deseja atuar, você precisa distinguir quem é ou será seu público alvo, para poder traçar um perfil dele, e então, concentrar esforços em marketing a fim de atingi-los eficientemente, sem desperdiçar energia com estratégias mal elaboradas.

Para selecionar seu público alvo, você terá que levar em consideração determinados fatores que estão listados a seguir:

  • Faixa Etária: as pessoas têm diferentes opiniões e gostos de acordo com a faixa etária, crianças, jovens, adultos e idosos, têm pensamentos extremamente diferentes, então, é preciso saber qual será a faixa etária do seu público para melhor desenvolver seu produto ou serviço;
  • Cultura: entre países, a diferença cultural é muito perceptível, porém, existem diferenças culturais dentro de um próprio país, portanto, é imprescindível distinguir em qual região seu produto ou serviço atuará para que você consiga agradar o maior número possível de clientes;
  • Classe social: a escolha do produto certo para determinada classe social é importantíssima, pois, as pessoas de alto poder aquisitivo tendem a se inclinarem por serviços ou produtos mais sofisticados, de melhor aparência e luxuosos, mesmo que o preço seja um pouco acima da média, porém, pessoas  de classe baixa podem preferir um serviço bom, no entanto, com menores exigências, produtos não tão sofisticados assim e nem luxuosos, pois isso poderá acarretar num preço um tanto elevado;
  • Sexo: esse fator pode ser altamente relevante na criação de seu produto ou serviço, uma vez que, tanto mulheres quanto homens, poderão se tornar clientes fiéis de um produto ou serviço que vá ao encontro de seus desejos e necessidades.

Os fatores para se escolher um público alvo são inúmeros e você poderá encontrar outros que se encaixe melhor para o nicho de mercado que você esteja interessado em atuar.

Bem, o objetivo desse artigo foi de passar a você a ideia de Nicho de Mercado e Público Alvo e como proceder para selecionar seu público.

Agradeço fortemente por ter acompanhado esse artigo até aqui!

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4 Comentários

  1. Artmix disse:

    Excelente post!
    Mostrar para as pessoas que, mesmo tendo um público-alvo, a empresa pode, ocasionalmente, atender a outros públicos que venham com alguma necessidade cujo produto dela pode resolver faz com que entendam como funciona realmente a segmentação de público-alvo. Tal público deve ser definido para que a empresa faça planejamentos de marketing que atinjam as pessoas e sejam eficazes, mas isso não exclui pessoas que não faziam parte do público estabelecido inicialmente, mas que aderiram a algo da empresa devido a uma campanha ou algo do tipo.

  2. Marcos disse:

    Nossa cara adorei este artigo, sensacional pois me ajudou muito com meu trabalho final de marketing. Obrigado mesmo pelo apoio